A Válvula Portinhola Passagem Plena (MGN) é um engate utilizado em tanques, principalmente em caminhões tanque equipados com sistema TOP Loading. Sua principal finalidade é conectar a mangueira para o descarregamento de combustíveis de forma eficiente e com vazão total.
A Válvula Portinhola Passagem Plena (MGN) é um engate utilizado em tanques, principalmente em caminhões tanque equipados com sistema TOP Loading. Sua principal finalidade é conectar a mangueira para o descarregamento de combustíveis de forma eficiente e com vazão total.
Descarga de Combustíveis em Tanques: A principal finalidade desta válvula é conectar o mangote para a descarga de combustíveis em tanques, especialmente em sistemas de carregamento superior (Top Loading).
Construção: A válvula é geralmente fabricada em alumínio fundido para garantir leveza e resistência à corrosão. Possui uma portinhola interna que atua como um obturador para bloquear ou liberar a passagem do fluido. A vedação é assegurada por materiais como borracha nitrílica ou Viton, dependendo da aplicação e da compatibilidade com o produto transportado.
Conexão: A válvula possui um sistema de acoplamento tipo camlock (geralmente de 4 polegadas, mas podem existir variações), que permite uma conexão rápida e segura da mangueira de descarga.
Abertura: O sistema de abertura da portinhola é operado manualmente através de um cabo ou alavanca. Ao acionar o mecanismo, a portinhola se move, permitindo a passagem livre do fluido através da válvula, sem restrição de vazão (característica de “passagem plena”).
Fechamento: O fechamento da válvula geralmente ocorre por um sistema de retorno por mola. Ao soltar o cabo ou alavanca de acionamento, a mola força a portinhola a retornar à posição de fechado, interrompendo o fluxo e garantindo a vedação do tanque. Alguns modelos podem não ter travas, o que proporciona um fechamento rápido e seguro em caso de emergência – ao encostar no cabo, a válvula se fecha automaticamente.
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